Quando uma palavra perde o seu significado | Filosofias do Urahara

Por FeraDavanzo

Samurai, palavra fortemente associada a guerreiros japoneses antigos, a uma casta seleta de pessoas cuja única função era ir à guerra em nome do senhor feudal, e proteger aqueles que estavam a sua volta. Muitos associaram a palavra a guerreiro, mas será mesmo esse o significado dessa palavra tão difundido atualmente, ou será apenas um mero engano que alguém cometeu?

 


Vem comigo!

 Samurai visto por muitos como um guerreio sábio, que saca sua espada somente em momentos de extrema necessidade, e que nunca luta em vantagens para com seu adversário, nos dias de hoje vemos muitas pessoas associando a pessoas que entram em combate, sejam dentro ou fora dos rings de lutas, até mesmo nas academias, para designar uma pessoa que treina muito bem, até mesmo para dar forças, ou apenas para designar uma pessoa guerreira, sim, uma pessoa que tem garra e coragem.

 Bem, a palavra samurai é nova até para o vocabulário Japonês, foi introduzida em meados do século 16, e teve diversos tipos de pronuncia até chegar a samurai, e isso pode gerar duvidas para muitos. Não se espante se suas definições também estiverem erradas, afinal, hoje em meio a tanta informação que nos é jogada, é normal criarmos confusões, ainda mais aquelas que não são de nossa cultura.

 Ok, mas o que isso tem a ver com tudo isso?

 A palavra samurai, por mais que possa parecer mentira, significa "aquele que serve", um servo leal ao senhor do seu feudo, e de maneira alguma a palavra é remetida a guerreiro.

Oi? Como assim, minha vida foi uma mentira?

 Acontece que muitos não sabem que no fundo, um samurai era servo do senhor do feudo, mas que seguia o Bushidô, o caminho do guerreiro.

 Então temos duas palavras em Bushidô:

  •  Bushi = Guerreiro;
  • Dô = caminho.

 Ou seja, como descrito acima, samurai seria um vassalo, de uma casta muito valorizada por possuir guerreiros e guerreiras hábeis, que usavam de armas e todos os meios para manter a ordem dentro do feudo.

 Algo que também nos remete a erros é o bushidô, achamos que isso sempre foi parte dos samurais, e que isso nasceu com eles, mero engano, ele nasceu a partir dos senhores feudais, para que seus servos fossem leais a eles e evitassem conflitos que poderia resultar em mais feudos e mais guerras. E quando pensamos em todas as artes de esgrima, pensamentos escritos, achamos que os samurais tivessem tempo de sobra para além de defender seus senhores, eles tinham tempo para se desenvolverem tanto físico como mentalmente, outro mero engano, essa parte vêm de suas ultimas eras, onde os guerreiros já não desempenhavam mais tanto o seu papel de exercito e tinham mais tempo para se dedicarem a si mesmos e a família. Assim nascia escolas de artes, academias marciais, escolas, entre tantas outras habilidades que estes bravos guerreiros sabiam.

 
Não há nada de errado em fazer buscas no Google usando o termo "Samurai", para achar fotos de armaduras, desenhos, tatuagens, pois este termo foi muito associado aos bravos guerreiros nipônicos, o que não podemos esquecer nunca, que nossos amigos são Bushis (guerreiros) e que praticam a arte deixada pelos samurais (servos), e que muitos seguem o caminho do guerreiro.

Pode não haver muito glamour ou reconhecimento ao chamá-los de bushi, mas não fique confuso com isso, o importante é entendermos o que significa, e como usar as palavras nos mais diversos idiomas que conhecemos.

See yaaaaa!!!!