Ningen Isu – Quando o Heavy metal envelhece


Por Fera Davanzo

Navegando nos canais de musica do youtube, cai em uma banda japonesa, um power trio, composto por um baterista parecido com um mafioso, um guitarrista que parece ter saído diretamente da Era Meiji, e um baixista que mais parece ser um monge budista! Já sabem de quem eu estou falando? Não? Vem comigo!



Ningen Isu

A banda foi formada em 1987 por Shinji Wajima (guitarra e vocal) e Ken-ichi Suzuki (baixo e vocal), a tradução livre do nome da banda seria algo como “Cadeira humana”. Mas isso são apenas detalhes.


Ningen Isu traz letras que mais parecem filosofia, e poesia misturadas e narradas por instrumentos modernos (Isso mesmo, nada de tradicional aqui). Com riffs marcantes e cheios de distorção, um vocal grave e metalizado, que lembram bandas como: Black Sabbath, Black Label Society, e caminhando para gêneros como punk rock, ok talvez nem tanto. Por cima já notamos o quanto a banda tem nível técnico excelente.


 Primeiras impressões

Quando vi a banda pela primeira vez foi pela musica NINGEN ISU / The Colour out of Space (人間椅子 / 宇宙からの色), no começo achei que fosse apenas mais um banda tentando entrar no mercado, mas ao ver os vídeos e pesquisar mais sobre, descobri que é uma banda bem tradicional no cenário e extremamente conceituada.





A segunda musica que ouvi logo na sequencia foi NINGEN ISU / Heartless Scat(人間椅子 / 無情のスキャット, com um riff de guitarra marcante e um baixo carregado de distorção.





Ningen Isu mostra que o bom e velho heavy metal não tem idade, e muito menos limites, e que é igual a vinho, fica cada vez melhor com os anos, e que não existe barreiras quando se trata de musica.


Vou ficando por aqui e deixar vocês com mais esta obra de arte, tirem suas próprias conclusões!



See Ya!!!