Babymetal - Derrubando Barreiras Entre o Ocidente e o Oriente

Ohayo minna!

Sou a Minora, e em meu post de estreia neste blog nipo-brasileiro, venho apresentar a banda japonesa que vem causando o maior alvoroço no mundo do rock e do metal. É claro que estou falando de... Babymetal! Sim, três garotinhas japonesas que vêm causado furor por onde quer que passem. Se você já manja do assunto, provavelmente as conheceu primeiro com o vídeo de “Gimme Choko!”. Se não sabe do que estou falando, vai lendo e aposto que você dará uma chance à banda! ;)

Su-Metal, Yuimetal e Moametal são as estrelas da primeiríssima banda de kawaii metal, um gênero novo que junta o melhor de dois mundos totalmente diferentes: a sonoridade agressiva do heavy metal e os talentos bizarros dos idols japoneses. Elas aliam riffs tradicionais do metal, solos fritados e bateria com um bumbo duplo alucinante a vocais femininos de garotinhas, tudo isso com coreografias perfeitamente ensaiadas e figurinos bonitinhos. A banda de apoio é formada por músicos profissionais, todos atuantes há anos em bandas japonesas de estilos variados.




Logo de cara a banda pôde experimentar todos os tipos de reação ao “botar a cara no sol”. É claro que os amantes dos ritmos mais pesados e da música oriental foram os primeiros a abraçar o projeto, mas aos poucos elas se apresentaram por vários países e conquistaram os corações de milhares de admiradores.

Certo, vamos começar falando um pouco sobre a origem da banda:


Sakura Gakuin

A história do Babymetal começa dentro do grupo Sakura Gakuin (também chamado de SaGaku), formado em abril de 2010 e considerado um grupo “de crescimento”. Ele funciona literalmente como uma escola: além de as integrantes ficarem nele durante o período escolar (da quinta série até o terceiro colegial) para aprender dança, canto, interpretação, comportamento, dentre outros “requisitos” para todo ídolo japonês. O grupo tem uma presidente do conselho estudantil, escolhida anualmente, e duas vice-presidentes. De acordo com seu desempenho e sua idade, as meninas vão se graduando e passando para outros grupos ou seguindo carreira solo. No fim de cada ano elas têm que participar do festival Sakura Gakuin mostrando o que fizeram durante o ano todo, veja uma das coreografias nesse vídeo:


No começo o SaGaku tinha 12 integrantes, dentre elas o talento mirim Suzuka Nakamoto. Entre idas e vindas de integrantes, em outubro de 2010 o grupo recebeu Yui Mizuno e Moa Kikuchi, que tinham acabado de assinar contrato com a produtora Amuse. Aos poucos os diretores foram formando subgrupos com as meninas, cada um focado em um tema: o Clube de Culinária, Clube de Jardinagem, Clube da Volta Para Casa, entre outros.

Dentre eles, o Clube da Música Pesada originou o Babymetal, formado em novembro de 2010. Para participar desse clube, as integrantes mudaram seus nomes artísticos para Su-Metal, Yuimetal e Moametal. Logo lançaram o single “Doki Doki Morning” (2011) e começaram a se apresentar em shows de talentos na TV japonesa, onde era feita a distribuição física do seu primeiro trabalho.

Em 2013, a vocalista e então presidente do conselho estudantil Suzuka graduou do Sakura Gakuin. Por essa razão, o Babymetal começou a ser levado como um projeto separado do grupo. Em 2014 tanto Yui como Moa se graduaram também, deixando-as totalmente fora do SaGaku.

No começo elas se apresentavam com playback e uma banda fictícia que vestia roupas de esqueleto. Isso acontecia porque o ritmo de dança delas é frenético demais pra três menininhas de 12 anos aguentarem cantar E dançar por uma hora e meia seguida sem parar, mas não demorou muito para a Su-Metal começar a cantar ao vivo. Hoje as três soltam a voz sem problemas, e mostram uma evolução gigantesca desde que começaram.

 O guitarrista Slash, famoso pela sua época no Guns'n'Roses, disse nessa entrevista que Babymetal "é a coisa mais excitante que ele ouviu recentemente". Vindo de alguém como o Slash, isso é mais do que um elogio, hem!


Primeiros Singles

Em 2012 foram lançados dois singles independentes:

– “Babymetal X Kiba of Akiba”, colaboração com a banda de metal alternativo Kiba of Akiba, e

– “Head Bangya!!!” (Headbangerrr!!!), o primeiro single solo da banda.

Fizeram até um vídeo “Youtubers React” apresentando Babymetal aos americanos, se estiver bem no inglês clique aqui para assistir. O single seguinte foi “Ijime, Damme, Zettai”, que estreou em janeiro de 2013 e botou a banda no mapa da música mundial. Ah, tem uma versão alternativa dela que traz a participação do guitarrista Christopher Amott, da banda Arch Enemy. Parceria de responsa!


Primeiro álbum

Em 2014 foi finalmente lançado o primeiro CD da banda, que é auto-entitulado e já começou bem: no 187º lugar na Billboard 200 americana. Isso fez das garotas as mais jovens japonesas na história a adentrarem essa parada. O mesmo CD chegou ao primeiro lugar na parada World Albums da Billboard e recebeu disco de ouro por 100 mil cópias vendidas. Além disso, o álbum e a banda também receberam diversos prêmios pelo mundo todo!

Um dos destaques do CD é a música "Megitsune", que mostra como as meninas cresceram desde o início da carreira. Dá um "bizú" aqui!


Conquistas

Entre 2013 e 2015, Babymetal fez participações em eventos grandes, como um show colaborativo com a banda Kinniku Shojo Tai, a abertura de cinco shows da Lady Gaga na Monster Ball Tour USA e shows em festivais como Sonisphere (no palco principal!), Leeds Festival e Reading Festival.


Fora isso, elas gravaram o seu primeiro DVD, Black Night Apocalypse, em nada mais nada menos do que o Nippon Budokan - simplesmente um dos templos da música mundial, onde as maiores estrelas da música já tocaram. E ainda fecharam um show solo na Wembley Arena (Londres) em fevereiro de 2016, fizeram uma participação no show do DJ Skrillex e estão na próxima versão do jogo Rock Band 2016! Tá bom ou quer mais? \o/


Agora vamos às biografias das meninas:

Su-Metal


Suzuka Nakamoto começou sua carreira aos três anos de idade como modelo. Em 2003 foi eleita garota-propaganda de uma linha de cosméticos da Bandai, depois ganhou concursos de talentos e ingressou no SaGaku quando assinou contrato com a Amuse. Ela também fez parte do grupo Karen Girl’s, relacionado ao anime Zettai Karen Children e que encerrou suas atividades em 2009, depois do fim do anime. Hoje ela é vocalista e dançarina do Babymetal.



Yui e Moa

Yui passou por uma dura provação quando sua família adoeceu gravemente. Ela ficava em uma sala de espera, ouvindo suas músicas favoritas e sonhando em ser um idol. Depois que seus pais se recuperaram, ela entrou para o Sakura Gakuin junto com Moa, que já era modelo e cantora. Ambas se juntaram ao Twinklestars (Clube do Bastão) e ao Minipati (Clube de Culinária), e mais tarde entraram de vez para o Babymetal.


Música nova

As meninas fizeram uma parceria recente com a banda de metal Dragonforce (que você deve conhecer do game Guitar Hero, né?). O nome da nova canção é “Road to Metal Resistance”, tem uma cacetada de solos fritados e é como se, com essa música, a banda celebrasse o fato de manter o estilo de pé dentre muitos outros que acabam ofuscando o brilho do heavy metal. Além disso, é exatamente nessa parte do show em que Su-Metal comanda a abertura de uma bela “wall of death”, separando o público em duas partes e fazendo-os se chocarem uns contra os outros quando a coreografia começa. Depois disso, geralmente aparece a “roda”, típica dos shows do estilo. Assista ao vídeo aqui:



Babymetal já influencia outros grupos

Depois de todo esse boom que quebrou a internet do metal (e deixou um monte de gente dividida entre o amor e o ódio), o Babymetal influenciou mais um grupo oriental seguindo o estilo kawaii metal: o Ladybaby. Tendo três vocalistas/dançarinos, o que chama atenção neles é o vocalista (sim, homem) ‒ um loirão ocidental chamado Lady Beard, que dança feito as meninas, usa vestidos de Lolita e canta screamo/gutural. O primeiro single deles se chama “Nippon Manju”, assista aqui!

A Coreia do Sul também tem um grupo chamado Pritz, com quatro integrantes. Veja o vídeo delas aqui. Já o Brasil, como não podia deixar passar a moda, também tem a sua banda no estilo, que se chama Três Evas. Veja um dos clipes delas aqui e tire as suas conclusões!

Enfim, acho que já dei vários (e bons) motivos para conhecer a banda. Se você achar legal o trabalho delas, dê uma olhada no DVD lançado esse ano! Daqui a um tempinho teremos uma review bem legal desse lançamento! ;)

Até mais, negada!


Postado por Minora