A Festa Dos Games na Brasil Game Show

Por Cleverton Linhares

Sim, nós sabemos que vocês também são amarrados em games. Sabemos que quando sobra um tempo, caro leitor, o senhor está aí grudado no seu Play Station, Xbox, Wii U ou mesmo naquela partidinha marota de LOL. Dota, Warcraft e por aí vai! Sabemos também que em algum momento você, senhor cosplayer, já pensou me fazer algum personagem baseado em um jogo que tanto curtiu na vida. E por vocês colocamos nossos pés porta afora e desbravamos esse pedaço do mundo gamer para trazer ao caro leitor que não foi ou que foi e quer relembrar, tudo aquilo que rolou de bom na maior feira de Video Games da América Latina! Acompanhe um pequeno resumo do que foi a edição 2015 da BRASIL GAME SHOW!



A Força dos Gigantes!


Obviamente que não poderiam falta os nomes de peso da indústria! Os estandes do PlayStation e da Microsoft estavam com atrações para todos os gostos. Quem teve paciência para encaras as grandes filas com o desejo de experimentar o que vinha (ou o que já estava) por aí, conseguiu prestigiar muita coisa boa. Enquanto no gigante da Sony era possível curtir Star Wars: Battlefront, Street Fighter 5, Assassin’s Creed Sindicate e Saint Seiya – Soldier’s Soul, quem ficou do lado da caixa preta da Microsoft Pode vislumbrar Halo 5, Forza Motorsport 6, Tomb Raider 2 e Mortal Kombat X! Infelizmente lamentamos a presença da Nintendo com seus títulos clássicos.

Cosmo, faça um milagre: nos ajude a andar aqui dentro!


Os Grandes Nomes que Fazem a Indústria


Também não poderiam faltar grandes nomes como Activision; Ubisoft, que veio trazendo seu Just Dance com força total além de contar com a presença de profissionais da equipe de desenvolvimento de Assassin’s Creed; Warner, movimentando seu estande trazendo Jovem Nerd e Matando Robôs gigantes para aquela uma jogatina marota de seus títulos com a galera, entre outros.



Sabe quem é esse? Esse é o Jovem Nerd!


O Grande Vencedor

Nessa luta, destaque para o visual discreto da Cammy...


Street Fighter V foi a grande pérola do evento, e quem teve a oportunidade de jogar, coisa que não foi o nosso caso infelizmente, pode conferir o que, para os grandes veículos da mídia especializada, foi considerado o melhor jogo da feira, além da chance de experimentar o novo personagem brasileiro que a Capcom acrescentou na sua já extensa gama de lutadores da franquia! Já que nos restou só olhar dessa vez, o que pudemos ver foi um gráfico bastante bonito, rico em cores e com aquele ar mais “desenho animado” que se tornou marca da série, e com uma jogabilidade bastante fluida e dinâmica. Se esse último é verdade ou não, só saberemos quando colocarmos as mãos de fato. Caso você tenha jogado, comente aí suas impressões!

Nossa querida Chtisty... Quer dizer... Laura em uma performance in game














Indie, nós gostamos de você!


Se um jogo é bom, ele é bom e pronto! E os indie games tem provado isso a cada dia. Grandes software houses fazem verdadeiras obras primas, mas os estúdios independentes têm mostrado que podem ser tão bons quanto. E lá estavam esses estúdios mostrando seu valor apresentando jogos divertidíssimos e desafiadores – um deles mais difícil que Dark Souls inclusive! Pode ter certeza que tem muita coisa boa, principalmente nacional, vindo por aí dessa galera independente. Fiquem de olho!

Um Pouco do Passado



A história dos video-games sempre foi marcada por altos e baixos, mas, sobretudo, com grandes clássicos. E claro que eles não poderiam faltar. Um espaço completamente dedicado aos consoles jurássicos de nossa época old gamer, além dos queridos fliperamas com joguinhos sensacionais para relembrar os bons momentos de jogatina com a turma foi montado para quem quisesse voltar no tempo e encarar aquela nostalgia, ou tirar a ferrugem daquele jogo que não via há tempos. Confesso que nós gastamos um bom tempo ali!





A Era do MOBA




E para os amantes desse tipo de jogo (não me incluo nesse meio), rolou o BGC: Brasil Game Cup, o maior campeonato do segmento no Brasil! Apresentado por Luciano Amaral, nosso eterno Lucas Silva e Silva, o torneio contou om a participação de oito equipes, tendo a Pain Gaming mais uma vez como campeã do torneio e faturando o troféu Ralph Baer! Parabéns aos campeões!





Youtubers na área!




E as grandes celebridades da internet deram o ar de sua graça por lá! Além da presença do Casal Satty e Damiani em uma big apresentação para galera, um estande foi montado exclusivamente para os YouTubers Gamers interagirem com o público e falar sobre suas experiências além de, é claro, jogar um bocado, pois ninguém é de ferro aqui!






Cosplayers!




As estrelas de todo evento! Dos mais simples aos mais elaborados, estavam lá para abrilhantar mais ainda este que já é um evento carimbado no calendário da galera! E como não poderia deixar de ser, o caro leitor poderá conferir as fotos deles em breve!


E vamos às compras!



Produtos de informática, action figures animais para todos os tipos de públicos e gostos, acessórios e lembranças do evento e, porque não, jogos e consoles! Quem foi já na intenção de gastar um bocado tinha bastante coisa para levar e sair feliz e satisfeito. A nós, demais simples e meros mortais, só nos restou admirar alguns dos trabalhos mais irados de action figures que encontramos pelo evento. Quem sabe em uma próxima vez...



Era muita gente!

Sim, o evento estava ABARROTADO DE GENTE! Algumas vezes andar parecia uma tarefa impossível, e o tempo que passávamos na sala de imprensa era um respiro para mergulhar de novo no meio do mar de pessoas indo e vindo por todos os lados. Se por um lado isso é bom, pois mostra como o público tem reagido bem à BGS, em alguns momentos pode trazer algum transtorno, como o de um senhor que nos procurou pois precisava de uma cadeira de rodas para o seu garoto e, infelizmente, as que o evento disponibilizou já haviam acabado. Foi um caso isolado, nós entendemos que nem sempre é possível atender a uma certa demanda, principalmente quando ela é muito grande, mas fica aí o registro.

Gente de todos os cantos!

A frase que descreve a BGS não é nenhum exagero. Testemunhamos isto ao encontrarmos uma equipe de reportagem do Chile (y si usted está leyendo esto, pido disculpas por no haberme recordar sus nombres, pero voy a ir en el expediente que son muy amables. Amamos a su encuentro) com quem conversamos um bocado e trocamos experiências de como funciona o mercado de games no restante da América Latina. Nesse dia aprendi que, muitas vezes, nossa situação está razoavelmente boa se compararmos com a de nossos vizinhos. Não que aqui não esteja ruim, mas em alguns casos ainda está melhor do que além da fronteira. Esperamos que o mercado de games olhe com mais carinho para esse mercado em potencial que é a América Latina como um todo!

A Força dos Mobiles e A Resposta do Brasil!

Joguinhos portáteis estão na moda, e o apelo que eles têm com o público brasileiro tem se mostrado animador! Por um acaso, o pessoal da Com2Us enxergou esse potencial e mostrou um pouco mais do seu atual carro chefe aqui nessas terras tupiniquins: Summoner’s War. Nós que ainda não conhecíamos, ficamos maravilhados ao joga-lo pela primeira vez no evento e descobrir como ele é bom.  Tivemos também a oportunidade de conversar com o pessoal da Com2Us que nos falaram um pouco sobre detalhes do jogo e a repercussão dele aqui e lá fora.

E o que ficou?


A certeza de que esse mercado tem ainda uma franca expansão, ganhando cada vez mais o espaço que é mais que merecido para ele. Fazer parte da BGS e mergulhar nesse mundo foi uma experiência inacreditável para todos nós. Deixamos aqui nossos agradecimentos à equipe da Rosa Arrais que nos deu um grande suporte, e a todos aqueles que nos apoiaram e que tivemos o prazer de conhecer. E que venha a próxima edição!


Game Over!