Shota Nakama - O roqueiro dos games

Por Guilhermejak

           Continuando a falar sobre nossa ida a BGS esse ano, desta vez fizemos nosso papel de fã, encaramos uma fila e fomos atrás de autógrafos kkkk, isso mesmo, tiramos foto e pegamos o autógrafo de Shota Nakama. E quem seria esse asiático de nome curioso? Se você não sabe, descobrirá agora.


                Shota Nakama nasceu em Naha, Okinawa no Japão, no dia 15 de janeiro de 1982 (37 anos), é um produtor, compositor e guitarrista. Se formou na Berklee College of Music, em Boston, recebendo seu diploma em composição musical para cinema. Ele também é mestre em guitarra clássica pelo conservatório de Boston. Shota sempre esteve envolvido com o cenário musical de Boston, participando de várias bandas, projetos e musicais.



            Em maio de 2008 Shota fundou a VGO, Video Game Orchestra, misturando rock com a orquestra, ele fez seus próprios arranjos de trilhas sonoras de jogos populares com uma banda de rock, orquestra e coro. O músico conseguiu juntar música orquestrada com rock e diz que o rock sempre esteve presente em sua vida, ele é muito de fã de Deep Purple, Led Zeppelin, Ozzy Osbourne, Van Hallen e bandas brasileiras como Angra e Dr.Sin. Com o VGO fez shows no Japão, Canadá, EUA e China, e recebeu muitos prêmios.


            








         Shota também fundou a SoundtRec, empresa de produção musical de games, animações e filmes. A empresa produziu a trilha sonora de vários jogos conhecidos como Final Fantasy, Kingdom Hearts, Sonic Mania e trilha sonoras de animações como Little Witch Academia e Gunslinger Stratos, todas orquestradas pelo Shota. Além de ser produtor da Capcom Live, que como a VGO apresenta trilhas sonoras de jogos da Capcom.






            Em entrevistas, o músico conta que nunca pensou em trabalhar com jogos, mas conseguiu juntar a música com os games. Diz também que joga no seu tempo livre e costuma jogar os jogos que produziu a trilha sonora. Alguns de seus trabalhos atuais são as trilhas dos games The Good Life, No Straight Roads e Re:Legend.



                Shota acredita que a música é muito importante para a experiência dos gamers, ela expressa a emoção dos jogos, faz o jogador sentir através dela emoções como alegria e tristeza. Assim uma boa trilha sonora é parte crucial de um game. Faz com que a jogabilidade seja mais proveitosa.


               Mesmo não conhecendo esse grande músico do mundo dos games tenho certeza que muitos aí já jogaram algum dos títulos em que ele trabalhou e se envolveram com as músicas já produzidas por ele, sem nem se dar conta, naquele game incrível que adoramos tanto. Portanto é ótimo valorizar esses artistas que indiretamente fazem parte das vidas dos gamers.
Mais uma apresentação do VGO:




Fontes:






https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2018/08/29/brasil-game-show-anuncia-produtor-musical-shota-nakama-e-internet-nao-perdoa