Oni (鬼) | Filosofias do Urahara

Por: Fera Davanzo

Oni (鬼), normalmente sempre representados como figurões em formas de trolls, ogros e as vezes demônios, grandes pequenos, coloridos, rostos com formatos estranhos, em alguns momentos até chamados de yokais

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/8a/Oni2WP.jpg

Oni na Mitologia

A mitologia japonesa descreve um Oni como sendo um ogro, trol, ou demônio de forma humanoide o que nos remete aos servos do Sr. Enma Daio em Yu Yu Hakusho, mais especifico ajudando o Koenma, enquanto ele está fora. 


Eles são representados em sua maioria como um humanoide usando um Fundoshi, chifres de dragão, que variam de pequenos a longos e espiralados e carregam normalmente um bastão. Também é descrito que pessoas muito más virem Onis e vão para o inferno.

A variação mais famosa dos Oni - com chifres como de um boi e trajando um Fundoshi de pele de tigre, pode ser relacionado ao Kimon, a porta do demônio, através da qual os infortunados do mundo devem passar. A porta é encontrada no noroeste, ou no sentido do ushi-tora - Ushi e tora que são os sinais do boi e do tigre. (Wikipédia, 2019)

" Oni" das ilustrações Tenki do passado e do presente " de Toriyama Ishizuchi

Enquanto que nos contos eles são criaturas ardilosas, e que estão prontas para lutarem com os aventureiros, eles também tem a função de proteção, as telhas Onigawara, encontradas na extremidade de telhados japoneses, são chamadas assim porque são curvadas para se assemelharem à cara de um ogro com semblantes ferozes, e assim espantando os maus espíritos.

Onigawara

Ogro Vermelho e ogro Azul

O conto mais famoso sobre Oni é o "O Ogro Vermelho que chorou - Naita Aka Oni", que narra a história de dois amigos ogros, um vermelho (obvio, capitão) e um azul. 

Na narrativa, o Ogro Vermelho por ser bom e amigo, queria ter amizades das crianças e distribuir doces, mas todos temiam o ogro, seu amigo Ogro Azul resolveu ajuda-lo, aterrorizando as crianças, para que seu amigo Vermelho o espantasse e ficasse com a gloria da amizade.



O plano funcionou até o dia em que Azul deixou uma carta se despedindo e com os dizeres: "Meu querido Ogro Vermelho, se as pessoas descobrirem que você é amigo do Mau Ogro Azul, não deixarão mais as crianças virem até você. Então, vou embora. Por favor, vivam felizes com as crianças Adeus, Ogro Azul." 

Foi então que Vermelho chorou a perda de seu bom amigo, e nunca mais ambos se encontraram.

A mitologia japonesa muitas vezes se mistura com outras mitologias e acaba criando vertentes próprias, e enraizando cada vez mais na cultura local, como por exemplo:O nome Enma vem do chinês Yanmo, tradução antiga de Yama, que é o nome do Deus da Morte hindu.

Cuidado com os Onis e até a próxima!! 

See on next!

Fontes: