18º Festival do Japão



Presença já confirmada no calendário oficial dos eventos de São Paulo, o Festival do Japão não é considerado um dos maiores eventos da cultura japonesa fora da terra do sol nascente à toa. Em sua décima oitava edição, o evento reuniu ao todo 150 mil pessoas durante três dias, contando com as mais variadas atrações, atividades e uma variedade culinária extraordinária! E você confere o que rolou no último dia do evento aqui conosco!


Muita tradição e cultura




Como de costume, muitas atividades e estandes que remetiam ao Japão clássico (e até mesmo romântico para alguns) que muitos já ouviram falar. Artesanato, pintura, origami, cerimônia do chá... uma grande variedade de coisas para se fazer ao longo do dia.  E mesmo o evento deste ano sendo quase que completamente indoor, teve apresentações na parte externa do centro de convenções. O dia começou com uma ginástica junto da federação Radio Taisso. Destaque também para as apresentações de dança e dos grupos de taiko.

Falando nisso...




Iniciada no ano passado, a Parada Taiko se tornou atração garantida no FJ. Reunindo dessa vez mais integrantes e novos adereços, as duas apresentações dos grupos de taiko que fizeram parte da parada encantaram o público presente desde sua passagem pela parte externa do evento até suas duas apresentações, a primeira no palco principal e a segunda do lado de fora, no pequeno palco externo.

 Além da tradição




Grandes marcas japonesas de diversos ramos também estiveram presentes mostrando o que o Japão tem de bom. Desde culinária até a indústria automobilística, com um destaque para o estande da Toyota que mostrou a presença da sua marca dentro da cultura POP nipônica, com sua aparição em séries, mangás e animes.

Atrações para todos os gostos




O palco principal desta vez ficou do lado de dentro, assim como diversas outras coisas, o que tornou o FJ mais compacto. E agora, do lado de dentro do evento as pessoas puderam acompanhar as diversas atrações que o festival trouxe para esse ano, com o grande destaque para a cantora já consagrada em nosso país Tsubasa Imamura, além de uma grande novidade...

Akiba Cosplay

Créditos: akibacosplay.com.br


Com o WCS migrando para outros horizontes, agora o grande concurso de cosplay tem novo nome e nova cara. Este ano, a coisa foi um pouco diferente e trouxe os vencedores das edições anteriores do WCS para novas apresentações e também para compartilharem um pouco de suas experiências no concurso não só aqui, mas também dos que conseguiram o prêmio maior e foram representar o Brasil lá fora, fazendo bonito pra galera do outro lado do mundo ver!

E com tantas coisas boas, fazemos votos de que, apesar da crise, 2016 tenha uma edição tão legal quanto vem sendo as demais anteriores.

Sayonara!