Shunkaden - A Nova Lenda de Chun Hyang | Indicação da Semana


Konnichiwa, esfera azul! Aqui mesmo eu publiquei um texto a respeito de uma lenda coreana, prometendo trazer algo novo para vocês. Para quem não leu, pode conferir aqui!


Era para ter saído no antigo vlog do nosso estagiário, mas infelizmente ele traiu o movimento e a coisa acabou não acontecendo e, para não deixar as coisas em aberto, a indicação dessa semana vem justamente falar dessa magnífica obra do grupo CLAMP e publicado aqui pela editora NewPOP. Com vocês, Shin Shunkaden – A Nova Lenda de Chun Hyang!




A Releitura Do Antigo Conto


Bom, as coisas aqui são um pouco diferentes: ainda estamos falando da Coréia, mas Chun Hyang é uma garota rebelde e valente, defensora dos fracos e oprimidos. A defesa da própria honra e da fidelidade continuam sendo temas presentes nessa releitura, mas a virada está justamente no comportamento de nossa protagonista que é uma garota de temperamento e atitudes bem fortes, completamente independente e segura de si, mesmo com as dúvidas e questões da vida que todos passam durante a sua juventude.

Beleza Aqui Põe a Mesa Sim!


Eu posso citar aqui uma lista de obras feitas pelas mulheres da CLAMP para justificar o argumento de que os traços de suas obras são os mais bonitos que eu já vi até hoje. Neste caso específico, Shunkaden fala por si só. Em uma identidade visual que mistura Magic Knight Rayearth com Sakura Card Captors, alguns quadros poderiam ser chamados de obras de arte facilmente.

Falando em Qualidade...


Este foi o primeiro mangá da NewPOP com o qual eu tive contato. Já haviam me contado sobre a qualidade das publicações da editora, mas quando vi este pela primeira vez, confesso que fiquei realmente encantado. O formato é aquele “padrão” 12,7 x 18,9 cm com acabamento Offset 90g e capa cartonada. Para quem conhece, sabe a qualidade desse papel aí vale a pena. Talvez não seja aquele “padrão japonês” de publicação, mas ele está muito bem-acabado, sim senhor!

Mas Já Acabou?


Não me perguntem qual o motivo, mas infelizmente a obra possui apenas um único volume, com uma conclusão que dá margem para muitas outras aventuras tão boas quanto. Afinal de contas, tudo deixa a crer nos quadros finais do mangá que há um mundo inteiro para ser explorado e muita trama para ser desenvolvida ainda. E com uma história tão empolgante quanto a apresentada aqui, a sensação de que a diversão acabou prematuramente. DONAS DA CLAMP. SE VOCÊS LEREM ISSO AQUI, FICA O APELO: FAÇAM MAIS!

Vale a Pena Ou Dá Pena?


Por mais que eu seja apreciador de mangás de volume único, tenho que reconhecer que, neste caso específico, eu queria ver muito mais desta obra! Acho que mandarei um e-mail para a CLAMP a respeito.

De qualquer forma, ainda vale E MUITO a pena ter esta obra em sua prateleira pois, além de bem feito e dos belos desenhos, o enredo e os personagens desse mangá são de um esmero admirável. Talvez se dessem continuidade a ela, figuraria entre os grandes clássicos do estúdio.  Mas não fica devendo em nada pelo que apresentou nessa única edição!

Sayonara!