KONBANWA, ESFERA AZUL! Pra quem viu nossas publicações no Facebook – e gostaríamos de ter publicado mais coisas em tempo real no Twitter e no Instagram, se não fosse as falhas do nosso 3G (gomen) – esse final de semana estivemos no 17º FESTIVAL DO JAPÃO!
Em primeiro lugar, gostaria de dizer que foi uma satisfação muito grande poder prestigiar este que é talvez o maior evento da comunidade japonesa no estado de São Paulo. Ter um contato mais próximo com esta cultura que tanto admiramos foi sem dúvida uma experiência sensacional. Nossos agradecimentos aos organizadores e envolvidos direta e indiretamente neste festival, que estava fantástico!
E também, nosso carinhoso abraço ao Kyoukoku Daiko, de São José dos Campos, com quem tivemos o privilégio de tocar nos dois dias da parada taiko, junto com outros grupos de São Paulo, que fizeram uma festa maravilhosa!
Fica aqui nosso registro do que vimos pra vocês (não tudo, já que era muita coisa, né)!
Um bocado de cultura!
Obviamente, já que estamos falando do Festival do JAPÃO, não poderia faltar estandes temáticos dos diversos traços da cultura nipônica! E vimos quase tudo ali: a cerimônia do chá em sua forma mais tradicional; exposição do ikebana, a arte do arranjo floral; estandes de origami, escrita, pintura... Todos com atividades para o público que estivesse afim não só de apreciar mas também de aprender como se faz cada coisa. Faltou apenas o Urahara com sua habilidade de fazer tsurus com a mão esquerda!
Além, é claro, de diversas apresentações no palco cultural, dentro do pavilhão, com apresentações de aikido, kenjutsu e taiko. Esse último, aliás, teve um destaque especial neste festival...
O espetáculo do Taiko
Algo magnífico e que chamou a atenção de todos os presentes no momento foi a parada taiko que aconteceu nos dois últimos dias do evento. Reunindo vários grupos paulistas, uma verdadeira parada se realizou na parte externa do evento, envolvendo não só a percussão como também a dança que deu um toque todo especial.
O fim da parada culminou com uma grande apresentação com os grupos reunidos no palco principal do evento no sábado, e no palco cultural no domingo. Ambas as apresentações reuniram um grande público admirado com a performance dos tocadores. Um verdadeiro espetáculo.
World Cosplay Summit 2014
E para encerrar o último dia do festival, o WCS fechou a programação com chave de ouro – com um bocado de atraso, diga-se de passagem.
Contando com a presença de ilustres como Cassius Medauar da JBC e o dublador Élcio Sodré, os 11 melhores cosplayers se reuniram no palco principal do evento para dar um show de criatividade e talento. Posso dizer que quem mais ganhou com tudo isso fomos nós com tamanho espetáculo.
E nossos parabéns à dupla Diego Pereira e Fernando Henrique Medeiros, os ganhadores do WCS 2014 que fizeram um belíssimo cosplay de Fire Emblem Awakening e ano que vem disputarão a finalíssima internacional em Nagoia, no Japão! Estamos na torcida por vocês!
E é isso, esfera azul! Esperamos do fundo do coração prestigiar a 18ª edição do festival e ter mais experiências maravilhosas como a que tivemos esse ano!
Ficou faltando muita coisa pra ser mencionada nesse texto, por isso deixamos aqui nosso álbum de fotos para que possam conferir o que teve de bom no evento, e logo logo a gente manda novos materiais para que vocês possam curtir, certo?