Tengu (天狗) - Em busca dos habitantes da floresta! | Filosofias do Urahara

Por: Fera Davanzo

Nariz comprido, pele vermelha, mora em uma floresta... Não, senhores, não é o Pinóquio, pois Pinóquio não tem pele vermelha, mas trata-se de um Goblin...

Pera, Goblin?

Mas Goblin não é uma figura verde pequena e maléfica nas aventuras?

Bem, sim, mas não nesse caso, vem comigo que iremos explicar melhor tudo isso!

Utagawa Kuniyoshi, Elefante capturando um tengu voador


Do que estamos falando então?

Estamos falando de uma figura muito famosa no folclore japonês, os Tengu (天狗), sua tradução remete a "Cão do paraíso", e foram introduzidos pelo budismo e xintoísmo chinês, eram desenhados de duas formas diferentes: 


  1. Os karasu tengu (烏天狗): com o corpo humanoide, mas uma cabeça de corvo.
  2. Os konoha tengu (木の葉天狗): com feições humanas, mas dotados de asas e longos narizes. Os konoha tengu eram representados às vezes carregando uma pena. Era comum ver nos festivais máscaras representando seu rosto.




Existem histórias que descrevem encontros entre Tengu e personagens históricos verídicos como as lendas que contam a história do guerreiro Minamoto No Yoshitsune, relatam que ele foi aluno do Rei dos Tengu que teria lhe ensinado habilidades mágicas de esgrima e ao do Daimyô Kobayakawa Takakage, que teria conversado com outro rei dos Tengu ao pé do Monte Hiko.

Tengu no filme 47 Ronins
Séculos depois, os Tengus começaram a ser considerados formas das divindades xintoístas que guardavam as montanhas. Como relatado acima a forma do Tengu originalmente foi retratado como uma criatura má com o corpo de um homem e cabeça de corvo, asas emplumadas e garras, o Tengu evoluiu desde então a um homem ou duende pássaro protetor com um inconfundível nariz longo, usando um pequeno chapéu de monge, frequentemente com uma face vermelha e leque de penas. 

Floresta dos Tengus, 47 Ronins

No filme 47 Ronins, Kai (Keanu Reeves) passou a infância na floresta dos Tengus, onde aprendeu um pouco da arte marcial e teve contato com magias, o que nos direciona a uma lenda de um monge que curou um imperador doente, com seus poderes adquiridos do Tengu em busca de reconhecimento. O monge logo caiu em amargura e profundo arrependimento, pois ao adquirir os poderes, ele não poderia mais seguir o caminho da iluminação. No século 12, muitos diziam que os maus monges encarariam o demônio após a morte.

Apesar de toda essa história e cara de mal, muitos Tengus são considerados protetores das florestas.

Espero que tenham gostado!!! 

See on Next!

Fonte: