Por: Fera Davanzo
Nariz comprido, pele vermelha, mora em uma floresta... Não, senhores, não é o Pinóquio, pois Pinóquio não tem pele vermelha, mas trata-se de um Goblin...
Pera, Goblin?
Mas Goblin não é uma figura verde pequena e maléfica nas aventuras?
Bem, sim, mas não nesse caso, vem comigo que iremos explicar melhor tudo isso!
Utagawa Kuniyoshi, Elefante capturando um tengu voador |
Do que estamos falando então?
Estamos falando de uma figura muito famosa no folclore japonês, os Tengu (天狗), sua tradução remete a "Cão do paraíso", e foram introduzidos pelo budismo e xintoísmo chinês, eram desenhados de duas formas diferentes:
- Os karasu tengu (烏天狗): com o corpo humanoide, mas uma cabeça de corvo.
- Os konoha tengu (木の葉天狗): com feições humanas, mas dotados de asas e longos narizes. Os konoha tengu eram representados às vezes carregando uma pena. Era comum ver nos festivais máscaras representando seu rosto.
Existem histórias que descrevem encontros entre Tengu e personagens históricos verídicos como as lendas que contam a história do guerreiro Minamoto No Yoshitsune, relatam que ele foi aluno do Rei dos Tengu que teria lhe ensinado habilidades mágicas de esgrima e ao do Daimyô Kobayakawa Takakage, que teria conversado com outro rei dos Tengu ao pé do Monte Hiko.
Tengu no filme 47 Ronins |
Séculos depois, os Tengus começaram a ser considerados formas das divindades xintoístas que guardavam as montanhas. Como relatado acima a forma do Tengu originalmente foi retratado como uma criatura má com o corpo de um homem e cabeça de corvo, asas emplumadas e garras, o Tengu evoluiu desde então a um homem ou duende pássaro protetor com um inconfundível nariz longo, usando um pequeno chapéu de monge, frequentemente com uma face vermelha e leque de penas.
Floresta dos Tengus, 47 Ronins |
No filme 47 Ronins, Kai (Keanu Reeves) passou a infância na floresta dos Tengus, onde aprendeu um pouco da arte marcial e teve contato com magias, o que nos direciona a uma lenda de um monge que curou um imperador doente, com seus poderes adquiridos do Tengu em busca de reconhecimento. O monge logo caiu em amargura e profundo arrependimento, pois ao adquirir os poderes, ele não poderia mais seguir o caminho da iluminação. No século 12, muitos diziam que os maus monges encarariam o demônio após a morte.
Apesar de toda essa história e cara de mal, muitos Tengus são considerados protetores das florestas.
Espero que tenham gostado!!!
See on Next!