Usagi Yojimbu - O Coelho Samurai

Por Fera Davanzo

Em algum momento estive buscando inspiração para novas leituras e também para alguns desenhos, em uma das buscas no google, eu vejo uma imagem de um coelho samurai, e uma das perguntas que me fiz foi: "Quem é?". Então descobri Usagi Yojhimbo (兎用心棒, Usagi Yōjinbō lit. "coelho guarda-costa") conta a história de Miyamoto Usagi, um coelho ronin que anda pelo Japão em seu Musha shugyo (武者修行, Musha shugyō, treinamento do guerreiro).



Miyamoto Usagi foi criado e desenhado pelo cartunista Nipo-Americano Stan Sakai, apareceu pela primeira vez em 1984 no Albedo Anthropomorphics #2 e ganhou sua primeira publicação solo em 1987, é tão popular que já apareceu junto com as Tartarugas Ninjas em algumas histórias. Seu autor ganhou recentemente o Joe Kubert Distinguished Storyteller Award. 


O mundo de Usagi Yojimbo se passa no período Edo e todos os personagens são antropomórficos, com inspirações de vários filmes, incluindo Godzilla e filmes de Akira Kurosawa. O protagonista dos quadrinho foi inspirado no famoso samurai Miyamoto Musashi.



Miyamoto Usagi esta em seu Musha shugyo, rodando por todo Japão aprimorando suas técnicas e vendendo serviços como guarda-costas, e muitas vezes ajudando lordes a acabar com alguns inimigos bem insistentes.



Bom, não vou ficar replicando coisas da wikipedia ou outros sites e blogs, quando comecei a ler, vi que os personagens tinham histórias muito profundas e a maioria dessas histórias acontecem no desenrolar dos quadrinhos. As histórias me lembrou muito Samurai X e os livros do Musashi, e claro minha paixão pelo tema foi um dos gatilhos no momento que bati os olhos na capa de alguma edição que não vou lembrar o numero. Mas quando começo a ler, nunca vejo a hora de ler o proximo capitulo, normalmente sempre perco a hora XD

Extremamente bem desenhado, planejado e executado, Usagi Yojimbo, junto de Samurai X, fazem minha leitura favorita, não importando quantas vezes eu leia, sempre faz você querer ler novamente, ou o próximo capitulo. 

Por hoje é só, mas quem sabe eu não traga mais sobre o universo de Usagi Yojimbo!!

Fontes: