Páginas

Páginas

Páginas

Earth Celebration 2020 – Quando todos os povos se tornam um!

Por: Fera Davanzo

 Participamos da nossa primeira Earth Celebratition, não do jeito que gostaríamos, mas conseguimos. Com a pandemia ainda em andamento, praticamente todos os eventos este ano está sendo realizado online, e não foi diferente com o Earth Celebration 2020.


 O que é o Earth Celebration?

 É um evento que ocorre todos os anos desde 1988, e tem por objetivo reunir diversos artistas, das mais diversas culturas do globo organizado pelo grupo musical Kodo em sua casa, que fica localizado na esplendorosa ilha de Sado.


 A live foi distribuída em três dias e cada dia teve um tema diferente. No primeiro dia o tema foi o “Kodo”, no segundo dia “Sado” e no terceiro e ultimo dia “Earth”. Cada dia contou uma história diferente e relacionada ao tema das lives. Entre uma atração e outra tivemos os apresentadores lendo os comentários do pessoal da live, comentava sobre as atrações, entrevistava o pessoal do Kodo.


Foi uma festa maravilhosa e a todo o momento o sentimento de gratidão estava presente, seja pelos apresentadores, pelo pessoal do grupo, de quem estava assistindo a live. Era nítido que todos estavam mais do que agradecidos pelo desejo do evento acontecer.

Dia 1 – Kodo

A live começou com a apresentação do Kodo tocando suas principais musicas, e sempre com aquele carisma e animação. Como foi uma live sobre o Kodo, foi nos apresentado o quartel general, onde temos o pessoal da organização, como são programadas as turnês, a logística, e até mesmo a preparação para o palco, tudo é esquematizado e planejado. Nesta mesma live o Kodo fez uma demonstração do Taiko-1 da Roland, o taiko eletrônico, e como ele pode ser usado.


Este primeiro dia, mostra como o Kodo é uma banda completa, com vocais, instrumentos diversificados, e não somente um grupo de taiko como muitos pensam ser.


Dia 2 – Sado

O segundo dia nos mostrou como é a ilha de Sado, seus pontos turísticos, mostras culturais, cafés e cinemas locais.


Neste dia tivemos uma pequena mostra de teatro de bonecos, muito tradicional na ilha, assim como um pouco de teatro Noh, o Onidaiko, e claro, tentou nos mostrar um mirante com visão esplendorosa... Mas tinha muita neblina... Teve visita a floresta de Cedro, teve a lenda da lagoa Otowaike, e o Onitaiko, que foi um workshop ministrado pelo Kodo.


E claro que não poderia faltar, como é o programa de aprendizes do Kodo. Essa é uma parte legal do passeio, pois podemos ver como é o dia-a-dia dos aprendizes e como eles se dedicam no tempo que ficam no programa. Eles têm uma agenda diária, de tarefas a serem seguidas durante o dia, desde quando acordam até quando vão dormir. E claro que alguns deles são escolhidos para integrarem o quadro principal de artistas.


E musica, teve muita musica, desde o esquadrão de mulheres tocando na praia de Sobama, passando pela maquina do tempo Café Gashima, até a Avant-garde music division em Shukunegi. E que apresentações fabulosas, meus caros leitores...

Dia 3 – Earth

O terceiro dia foi marcado por muitas retrospectivas dos eventos anteriores do Earth celebration, muitas entrevistas do pessoal que ajuda nos eventos, muitas recordações principalmente das primeiras edições, pois apareceram muitas pessoas de várias nacionalidades diferentes para participar e celebrar no evento.


Contou-nos sobre o que Robert Lepage e Kodo fizeram juntos no documentário “NOVA”, e que junções sensacionais... Robert e Kodo fizeram uma peça sobre a origem do universo contado através da musica, e Robert usou da tecnologia para captar movimentos, e fazer imagens interativas com as musicas, mas com a pandemia esse show teve de ser cancelado. Esperamos que a ideia não morra tão cedo, pois é muito extraordinária para ficar guardado na gaveta.


E mais uma vez, muita musica, e dessa vez foi marcado pelas colaborações ao redor do mundo, seja artistas que já participaram novos artistas, enfim, muita gente participou do projeto e foi lindo de ver. Mais uma apresentação maravilhosa do grupo Kodo, e dessa vez foi no parque Shiroyama, foram 90min espetaculares, muita musica, muita animação, foi um show de verdade.


E para encerrar, a tradicional despedida do Kodo. Essa despedida começou quando eles tocaram para se despedir do pessoal quando pegam a balsa para irem embora ao ultimo dia de festival, lá na primeira edição. E nessa edição no podia ser diferente. Tocaram animados, com roupas coloridas, bem diferentes das habituais... Foi lindo demais!


Esperamos poder ir a alguma edição próxima para trazer para vocês como é estar lá!!

Até a próxima!!!

Quer saber mais sobre o Earth Celebration, ou o Kodo?

Acesso o site Earth Celebration , Kodo e não perca a oportunidade de visitar a ilha e os próximos festivais!!